Debian é uma distribuição Linux com suporte da comunidade que começou a ser desenvolvida em 1993. Isso significa que ele é um dos mais antigos sistemas operacionais baseados no kernel do Linux existentes, razão pela qual muitas outras distribuições mais modernas, como o Ubuntu e o Mint, são diretamente baseadas em seu código. Essa distribuição, como muitas outras, é composta principalmente de software grátis e de código aberto, que você pode baixar facilmente.
Um guia de instalação completo
A instalação do Debian é muito mais simples do que sugerem os tutoriais no site oficial. Esses tutoriais são muito abrangentes e explicam passo a passo o que você deve fazer para instalar essa distribuição corretamente, mas podem ser muito longos e acabar te desanimando. Na verdade, o processo de instalação é relativamente simples: basta colocar a ISO completa em um DVD ou pendrive (para este último, talvez seja necessário um software terceiro) e reiniciar o computador. Ao reiniciar o PC com o DVD ou pendrive com boot, você pode selecionar a instalação guiada, que te guiará por todo o processo.
Um sistema operacional estável e seguro
Os dois pilares do Debian são segurança e estabilidade. Prova disso é que muitas outras distribuições o utilizam como base de seus projetos: Ubuntu, Knoppix, Tails, Mint e PureOS são apenas algumas das conhecidas distribuições Linux que usam o código do Debian. As versões mais recentes do sistema operacional também facilitam cada vez mais o download e a instalação de novas atualizações, para que você possa manter seu computador sempre atualizado e perfeitamente protegido. Se houver uma atualização para o seu sistema operacional, você será o primeiro a saber.
Excelente suporte multimídia
Embora, em seus primeiros anos, um dos pontos mais problemáticos do uso do Debian fossem os codecs de áudio e vídeo, todos esses inconvenientes já ficaram para trás. Ouvir todas as suas músicas e assistir a todos os seus filmes agora é fácil e conveniente graças às suas várias bibliotecas de codecs e o acesso a programas de código aberto que você pode usar para reproduzir todo esse conteúdo. Afinal de contas, alguns dos reprodutores de mídia mais populares e amplamente usados, independentemente do sistema operacional, são de código aberto.
Baixe o Debian se quiser experimentar todo o poder e a estabilidade de um dos pioneiros dos sistemas operacionais baseados em Linux. Em seu repositório online, você encontrará mais de 50.000 pacotes de software grátis, com programas como LibreOffice, GIMP, VLC Media Player, Firefox ou Evince, entre muitos outros. E, é claro, também é possível encontrar muitos jogos.
Comentários
Ainda não há opiniões sobre Debian. Seja o primeiro! Comentar